252900460 geral@edf-edu.pt

Externato Delfim Ferreira

O Externato Delfim Ferreira nasceu em 1962, fruto do sonho do Doutor Aurélio Fernando, o fundador do Colégio, que ainda hoje acompanha a vida da instituição. Chegado a Riba de Ave, verificou que os jovens tinham de percorrer muitos quilómetros de distância para frequentar os estudos secundários. Com a existência de uma instituição de ensino, os jovens de Riba de Ave teriam oportunidade de estudar na sua terra, evitando deslocações para locais distantes. Colmatando a lacuna, Aurélio Fernando idealizou um projeto e apresentou-o à família Delfim Ferreira, família nobre de Riba de Ave que, generosamente, cedeu o terreno, com cerca de 12.000 m2, para edificar a obra. A construção iniciou-se em maio de 1962. Pouco tempo depois (passados cinco meses), no dia 8 de outubro, sagrava-se o primeiro dia de aulas do novo Colégio de Riba de Ave! O Externato Delfim Ferreira, nome em homenagem ao homem que lhe doou o terreno, recebe, no seu primeiro ano de atividade, 120 alunos. Desde então, este número tem vindo a aumentar, e hoje acolhe cerca de 1400 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano.

    Desde o início que o Externato Delfim Ferreira tem a funcionar todos os ciclos de estudo. Os 54 anos de existência, que lhe conferem um estatuto pioneiro no concelho de Famalicão, com a verticalidade de ciclos que sempre transportou, têm sido consubstanciados por um Ideário Educativo, predominantemente dirigido à educação, e por valores em que a flexibilidade pedagógica se harmoniza com uma pedagogia de Projeto, traduzida na expressão da autoria do Dr. José Craveiro, “Faz e Pensa, Pensa e Faz”.

    Com privilegiado enquadramento geográfico, o Externato Delfim Ferreira situa-se no coração do Vale do Ave, equidistante de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Guimarães num raio de 12 Km. Nele passaram e passam alunos vindos de todas as localidades. Hoje, o Externato Delfim Ferreira é uma escola com mais de meio século de património educativo e, desde sempre, tem vindo a preparar as nossas crianças e jovens para uma vida em sociedade através de um ensino de excelência. Esta é uma casa onde se educa e ensina, tendo em vista a formação integral do aluno, enquanto pessoa e cidadão. O nosso ideário (profundamente humanista de inspiração cristã) é o verdadeiro mapa que norteia a viagem de todos quantos por aqui passam dos 3 aos 18 anos.